Liderança
Conheça as etapas da mudança e torne-se um líder!
Publicado às 13:25:50 no dia 16/06/2020
Empresário, você tem sentido que o seu negócio está estagnado?
Queremos apoiar você e transformá-lo em um líder capaz de alavancar os seus negócios e ter uma vida mais equilibrada.
>> Seja um líder e impacte positivamente o seu negócio.
Mas para sair da estagnação, existe um processo de mudança, com fases e conceitos importantes para você compreender muitas vezes o porquê de você pensar em fazer algo, mas de fato não conseguir fazer.
Não precisa se sentir mal, você não está sozinho.
Eu quero mostrar para você como funciona esse processo de mudança. Ele possui algumas etapas, que são válidas para qualquer tipo de mudança que você queira fazer.
Etapa 1: Pré-contemplação
Etapa 2: Contemplação e Planejamento
Etapa 3: Ação
Etapa 4: Manutenção
Vou explicar cada uma das etapas e convido você a analisar em qual delas você se encontra.
Pré-contemplação
A primeira etapa, a pré-contemplação, é quando sentimos que temos um problema, mas de fato não estamos dedicando muito tempo para pensar como solucionar esse problema.
É aquele momento em que temos um sentimento ruim de que precisamos melhorar em algo, mas a gente continua fazendo as coisas de sempre, seguindo a mesma rotina. Permanecemos na rotina e o sentimento de que deveríamos estar fazendo as coisas de uma forma diferente aumenta. Ficamos angustiados. Porém, seguimos na rotina automática do dia a dia.
Então, essa é a fase da pré-contemplação: a gente tem um sentimento que tem algo a ser melhorado, mas não dedica tempo para pensar no assunto.
Contemplação e Planejamento
A segunda etapa, da contemplação e planejamento, é quando já começamos a conversar com os outros, falar sobre o que vamos mudar, como vamos mudar e o que vamos fazer.
Então começamos a falar sobre como vamos resolver esse problema, e como vamos evoluir.
Qual é a característica nessa fase da contemplação? É a de ficar estagnado no falar e não partir para a ação. Dessa forma, parece que você fala e fala, mas não faz, a partir disso, as pessoas vão construindo uma visão de que você só fala e não faz nada, que só conta história, pensa num futuro lindo e maravilhoso, mas não entra em ação.
Não se preocupe, é assim mesmo. Se você já está nessa etapa de ficar falando para as pessoas o que vai fazer, conversando com a sua equipe: vamos fazer isso, vamos mudar aquilo, mas você não está conseguindo entrar em ação, pensa comigo: você já está na segunda etapa da mudança. Você já evoluiu da primeira para a segunda. Já está contemplando a mudança, mas, infelizmente, isso não basta.
Ação
Conforme esse processo vai seguindo, você começa então a executar de vez em quando a mudança que propôs.
Portanto, você definiu um objetivo, contemplou, planejou, fez a estratégia e finalmente começa a executar, botar em ação o seu plano. Organiza essa prática por um período e acaba arrefecendo, desanimando, sendo inconsistente. Então chegamos ao problema dessa etapa: não adotamos esse comportamento como um hábito.
A gente inicia a nossa mudança, daqui a pouco percebemos a paralisação e, então voltamos a fazer. Para novamente e assim é o ciclo dessa etapa, não mantemos uma constância, não persistimos. Com isso, muitas vezes as pessoas desistem pois começam a se sentir mal por não estarem executando o que deveriam. É algo natural, mas é preciso seguir o plano adiante.
Por isso que eu estou entregando esse conteúdo para vocês, para que entendam que se estão fazendo algo que é importante para a empresa de vocês ou que seja importante para a vida de vocês e estão nessa etapa de fazer e parar, não se sintam mal. Pensem: eu estou evoluindo. Eu já estou na terceira etapa da mudança, mas é preciso dar um salto para a quarta etapa.
Manutenção
É nesse momento em que você começa a fazer a mudança e não para mais, acaba fazendo parte da rotina e seus comportamentos começam a refletir essa ação. Então a gente começou a fazer sempre e por repetição isso tornou-se um hábito.
Portanto, é na etapa da manutenção que o nosso novo comportamento, o nosso novo tipo de agir vira um hábito, tornando-se algo natural para a gente. Não precisamos mais pensar para fazer a mudança acontecer, partimos para a ação e com isso os resultados aparecem.
Diante disso, tire um momento para pensar em que etapa de mudança você está. Seja honesto e tenha consciência dessa etapa para entender que você está evoluindo e é importante perceber que temos essa capacidade de evolução.
Caso perceba que precisa de apoio para fazer essa evolução de empresário para líder acontecer, podemos apoiá-lo no processo e transformá-lo em um líder eficaz e autêntico.
Foi um prazer abordar esse tema com você e gostaria que você, empresário, mentalizasse que você vai sim se transformar em um grande líder e obter os resultados que deseja. Para isso, lembre que amar enriquece e que viver bem faz bem.